Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 08, 2026

A Defesa de Guenevere - William Morris (1834–1896) - Trad. Eric Ponty

MAS, sabendo agora que iriam fazê-la falar,
Ela jogou o cabelo molhado para trás, afastando-o da testa,
Com a mão perto da boca, tocando a amura,
Como se tivesse recebido ali um golpe vergonhoso,
E sentindo que era vergonhoso sentir qualquer coisa além de vergonha     
Por todo o seu coração, mas sentindo a amura arder tanto,
Que precisava tocá-la um pouco; como alguém coxo,
Ela se afastou de Gauwaine, com a cabeça
Ainda erguida; e na amura em chamas,
As lágrimas secaram veloz; ela parou por fim e disse: 
“Ó cavaleiros e senhores, parece-me pouca habilidade
Falar de coisas bem versadas, já caídas e mortas.
“Deus sabe que eu deveria dizer: agi mal,
E peço a todos, de todo o coração, perdão!
Pois devem estar certos, senhores tão ilustres; ainda assim
“Ouçam: suponham que tivesse chegado a hora de morrerem,
E que estivessem totalmente sozinhos e muito fracos;
Sim, deitados à beira da morte, enquanto com grande força
“O vento agitava a estreita faixa
Do rio que corre bem por suas vastas terras: 
Suponham que se fizesse silêncio, e então alguém falasse:
“‘Um desses panos é o céu, e o outro é o inferno,
Agora escolha um tecido para sempre; quais sejam,
Não vou lhe dizer, deve, de alguma forma, dizer:
“‘Da sua própria força e poder; aqui, veja!’
Sim, sim, meu senhor, e, ao abrir os olhos,
Ao pé da sua cama familiar, verá:
“Um grande anjo de Deus em pé, com cores
Desconhecidas na Terra, em suas grandes asas e mãos,
Abertas em duas direções, luz vinda dos céus internos 
“Mostrando-o bem e fazendo com que suas ordens
Parecessem ser ordens de Deus, além disso, também,
Segurando em suas mãos os panos em varas;
“E um desses estranhos panos escolhidos era azul,
Ondulado e longo, e outro curto e vermelho; 
Ninguém sabia dizer qual dos dois era melhor.
“Após meia hora de tremores, você disse:
‘Deus me ajude! A cor do céu, o azul’; e ele disse: ‘o inferno’.
Talvez você então se revirasse na cama,
“E clamasse a todos os homens bons que tanto te amavam, 
‘Ah, Cristo! Se ao menos eu soubesse, soubesse, soubesse’;
Lancelot foi embora, então eu pude perceber,
“Como o homem mais sábio, como tudo seria, gemer,
E me revirar e me machucar, e ansiar pela morte,
E, ainda assim, temer muito morrer pelo que foi semeado. 
“No entanto, ó Sir Gauwaine, mente,
Seja o que for que tenha acontecido ao longo desses anos,
Deus sabe que falo a verdade ao dizer que mente.”
Sua voz estava baixa no início, cheia de lágrimas,
Mas, à medida que se clareava, tornou-se alta e estridente, 
Transformando-se em um grito cortante nos ouvidos de todos os homens,
Um zumbido em seus cérebros assustados, até que
Ela disse que Gauwaine mentia; então sua voz se abafou,
E seus grandes olhos abriram antes a se encher de lágrimas,
Embora ela jazesse ereta, sem jamais recuar, 
Mas continuasse a falar com coragem, gloriosa e bela dama!
Quaisquer que fossem as lágrimas que seus lábios carnudos tivessem absorvido,
Ela permaneceu de pé, parecendo refletir, e torcia os cabelos,
E por fim falou sem mais nenhum traço de vergonha,
Com um contorcer abismado de seu corpo ali: 
“Aconteceu que, certo dia, Lancelot veio
Para morar na corte de Artur: na época do Natal
Isso aconteceu; quando os arautos entoaram seu nome,
“Filho do rei Ban de Benwick”, parecia ressoar
Junto com todos os sinos que tocavam naquele dia, 
Sobre os telhados brancos, com pouca variação na rima.
“O Natal e o inverno branco passaram,
E sobre mim chegou o sol de abril,
Tornado terrível pelas nuvens negras de granizo, sim,
“E no verão eu empalideci com as chamas, 
E abaixei a cabeça: outono, e os doentes;
A certeza de que as coisas nunca mais seriam as mesmas;
“Por mais que a primavera se mostrasse exuberante;
De flores e botões, isso me atingiu, e eu me tornei;
Indiferente à maioria das coisas, 
deixando o relógio fazer tique-taque, tique-taque;
“Ao meu pulso infeliz, que batia direto através
Meu corpo ansioso; enquanto eu ria alto,
E deixava meus lábios se curvarem, fosse falso ou verdadeiro,
“Pareciam frios e superficiais, sem qualquer nuvem.
Eis que, meus juízes, então trouxeram os panos; 
Enquanto eu estava assim tonto, velhos pensamentos se aglomeravam,
“Pertencentes ao tempo antes de eu ter sido conquistado,
Pelo grande nome de Arthur e seu pequeno amor;
Devo desistir para sempre, pensei,
“Aquilo que eu considerava que sempre me envolveria, 
Glorificando todas as coisas; por uma pequena palavra,
Que quase nunca teve sentido algum, devo agora provar
“Que estou fria como pedra para sempre? Peço-vos, será que o Senhor
Deseja que todas as pessoas sejam totalmente felizes e boas?
Amo a Deus agora um pouco; se esse laço,
“Se rompesse, de uma vez por todas, que esforço poderia
Fazer-me amar qualquer coisa na terra ou no céu?
Assim, dia após dia, isso crescia, como se alguém devesse
“Deslizar sem pressa por alguma passagem afundada, lisa e monótona,
Descendo até um mar fresco num dia de verão; 
No entanto, ainda naquela descida havia um pequeno fermento
“De mãos desdobradas pegando pedrinhas pela passagem,
Até que uma delas, certamente, alcançasse o mar por fim,
E sentisse uma alegria nova e estranha enquanto a cabeça cansada repousava
“Para trás, com os cabelos como algas marinhas; 
sim, tudo já passou de suor da testa, secura dos lábios,
Lavados por concluído pelas prezadas ondas que se erguiam,
“No mar solitário, longe de qualquer navio!
Não conheço agora um dia de primavera?
Nenhum minuto daquele dia selvagem jamais escapa,
“Da minha memória; ouço os tordos cantarem,
E onde quer que eu esteja, já
Pensamentos de tudo isso surgem com uma pontada fresquíssima:
“Eu estava meio enlouquecida pela beleza naquele dia,
E saí sozinha, sem minhas damas, 
Em um jardim sereno, cercado por muros por todos os lados;
“Eu estava muito feliz com aquele muro de pedra,
Que isolava as flores e as árvores do céu,
E triplicava toda a beleza: até os ossos,
“Sim, bem até o meu coração, que se tornara muito tímido
Com pensamentos cautelosos, ela o perfurou e me deixou feliz;
Assaz feliz, e eu sabia, de verdade,
“Uma coisinha, naquela exata ocasião, tinha me largado louca;
Não ousava pensar, como costumava fazer,
Às vezes, na minha beleza; se eu tivesse
“Estendido minha longa mão contra o azul,
E, olhando para os dedos ternamente escurecidos,
Pensasse que, por direito, deveria ser possível ver bem por meio deles,
“Ali, veja, onde a luz suave e tranquila ainda paira
Ao redor das bordas; o que eu teria feito,
Se isso se unisse a cantores salpicados de amarelejo,
“E a um verde admirável atraído para cima pelo sol?
Mas gritando, soltando, veja agora! todo o meu cabelo,
E, em transe, fiquei observando o vento do oeste soprar
“Com o mais fraco som de respiração, quase inaudível: por que ali.

William Morris (1834–1896) - Trad. Eric Ponty

  

POETA - TRADUTOR - LIBRETISTA 

Nenhum comentário: