Pesquisar este blog

sexta-feira, janeiro 19, 2018

SONETOS DA PORTUGUESA - Elizabeth Barrett Browning - TRAD. ERIC PONTY

l
Pensei uma vez como Teócrito havia cantado
Dos anos doces, anos prezados desejados,
Quem cada um em uma mão graciosa aparece
Para ter presente aos mortais, velhos ou jovens:
E, enquanto refletia em sua envelhecida língua,
Eu vi, visão gradual por meio das minhas lágrimas,
Anos doces, tristes, os anos melancólicos,
Aquela minha própria vida, por sua vez tinham atirado
Uma sombra em mim. Forma reta eu era "artigo,
Tão chorar, quão uma forma mística se moveu
Atrás de mim, e me puxou atrás pelos cabelos;
E uma voz disse em comando, enquanto eu me esforçava, ---
- Inquiri quem te segura? - "Morte", disse. Mas lá,
Resposta prateada tocou: "Não há morte, mas Amor"

II
Mas apenas três em todo o universo de Deus
Ouviu esta palavra que disseste: --- Ele mesmo, ao lado
Eu falando, e eu ouvindo! E respondeu
Um de nós . . . Que era Deus, . . . E lançou a maldição
Tão escura em minhas pálpebras, quanto a punir
Minha visão de te ver, que se eu tivesse morrido,
Pesos mortais, postos ali, teriam acepção
Exclusão menos absoluta. 'Não' é pior
De Deus do que de todos os outros, ó meu amigo!
Homens não podiam nos separar com jarros mundanos,
Nem os mares nos mudam, nem os dilúvios se dobram;
Nossas mãos tocavam todas montanhas e serros:
E, o céu sendo enrolado entre nós no final,
Devemos, mas jurar mais veloz para as estrelas.
lll
Ao avesso somos nós, ao avesso, O imo principesco!
Ao oposto de nossos usos e dos destinos.
Nossos dois anjos parecem surpresos por nosso ímpeto
Em um outro, enquanto golpeiam entre si qual encantos
Suas asas de passagem. Tu, pensar-te-ia, qual arte
Um convidado para rainhas aos desfiles sociais,
Com penhor de cem olhos mais olhares brilhantes
Das lágrimas podem mesmo fazer meu, fazer a tua parte
De músico chefe. O que tens a fazer como condutor
Com olhar das luzes de treliça olham para mim,
pobre, cansado, errando cantor, cantando através
A escuridão, e inclinando-se acima de um cipreste?
A crisma está em sua cabeça, - no meu, de orvalho, ---
E a Morte deve cavar o nível onde estes concordam.

lV
Tu tens chamado a algum palácio real,
Mais gracioso cantor de poemas altos! Onde
Os dançarinos irão quebrar o pé, a partir do cuidado
De vigiar seus lábios grávidas para mais.
E tu levantas o fecho desta casa muito pobre
Por mão de teu? E você pode pensar e suportar
Para deixar sua música cair aqui inconsciente
Em dobras de plenitude dourada à minha porta?
Olhe para cima e veja a janela quebrada,
Os morcegos e corujas construtores no telhado!
Meu grilo chilreia contra seu suave bandolim.
Acalmar, não chamem eco em mais provas amor
De desolação! Há uma voz dentro soar dentro de mim
Isso chora. . . Como tu deverás cantar. . .. Só, distante.

V
Ergo meu pesado coração solenemente ao mundo,
Como uma vez Electra de sua urna sepulcral,
E, olhando nos teus olhos, eu me derrubo
As cinzas aos teus pés. E vendo-os e veja
Que um grande montão dor estava oculto em mim,
E qual faíscas rubras selvagens queimam vagamente
Através do cinza, cinza. Se teu pé em desprezo
Podia escavá-los para a escuridão totalmente,
Talvez seja bem, talvez. Mas se talvez seja bem,
Tu esperas ao meu lado ao vento soprarias
O pó cinza, . . .. Aqueles loureiros em sua cabeça,
Ó meu amado, não te protegerás assim mundo,
Nenhum dos incêndios deve queimar e triturar
O cabelo embaixo. Fique mais distante, então! Ir.

Vl.
Vá de mim. No entanto, sinto que percebo por mim
Daqui em diante na tua sombra. Nunca mais mesma
Sozinho no limiar da minha porta frontal
Da vida individual, eu comandarei
Os usos de minha alma, nem ergues minha mão
Serenamente no sol qual antes, varrida luz
Sem o sentido daquilo que eu precedesse ...
Seu toque nessa palma da mão. Terra mais larga
Morte distorceu a parte de nós, deixar cerne na minha
Com pulsos que batem duplos. O que eu faço deles
E o que eu sonho inclui-te, como o vinho sorvido
Deve provar das próprias uvas. E quando eu processar
Deus para mim mesmo, Ele ouviu sibila teu nome,
E vê dentro dos meus olhos as lágrimas dos dois.

Vll
Rosto de todo o mundo está mudado, eu acho,
Desde a primeira vez que ouvi os passos da tua alma
Mova-se ainda, oh, ainda, ao meu lado, qual eles furtaram
Entre tu w mim e a terrível borda externa
De morte óbvia, onde eu, que pensava afundar,
Foi apanhado em amor, e ensinou o todo
Da vida em um novo ritmo. A taça de esmola
Deus deu ao batismo, eu estou com vontade de beber,
E elogie sua doçura, Doce, com você perto.
Os nomes de país, céu, se vão ser mudados
Pois onde estás, ou estarás, ali ou ali;
E isto . . .. Alaúde e canção. . . Amado pelo ontem,
(Os anjos cantores sabem) são apenas valiosos
Porque esse teu nome se moveste direito no dizem.

Vlll
O que posso te dar de volta, O liberal
E o dador principesco, que me trouxe o ouro
E roxo do teu cerne, sem mancha, sem contar,
E colocou-os na parte externa da parede
Para tal como eu para tomar ou sair com isso,
Em generosidade súbita? Estou frio
Ingrato, que para estes mais diversos seres
Presentes altos, eu não rendo nada retorna todos?
Não tão; não frio, --- mas muito pobre em vez disso.
Pergunte a Deus quem sabe. Prantos frequentes ter corrido
As cores da minha vida, e deixaste tão morto
E pálido um material, não era tão bem feito
A dar o mesmo que um travesseiro à sua cabeça.
Vá ainda mais longe! Vá que sirva para pisar.
TRAD. ERIC PONTY
 





Nenhum comentário: