Pesquisar este blog

sábado, janeiro 20, 2018

SONETOS SAGRADOS - John Donne - Trad. Eric Ponty

I
Tu me fizeste, e o teu trabalho decadência?
Atender-me, por agora o meu fim acaso pressa,
Eu posso executar a morte atende-me tão rápido,
E todos os meus prazeres são feitos como ontem;
Não me atrevo mover palor meus olhos agora
Desespero atrás, morte antes acaso expressos,
Tal terror, minha carne frágil acaso inútil,
Pelo pecado, que para o inferno faz pesar.
Só tu és acima, e de quando para que ti
Pelo teu deixar posso olhar, intervenho outra vez;
Mas nosso velho hostil subtil tão sendo tentar dizer-me,
Não que de uma hora eu posso me sustentar;
A tua graça podes das asas para evitar sua arte,
E tu como indomável chamar meu férreo imo.

II
Como devido por muitos títulos eu demitirei,
Eu a ti, ó Deus. Primeiro eu estava feita
Por ti; e para ti, quando eu estava de declínio
O teu sangue comprado que, o que antes era a tua
Eu sou teu filho, fez contigo para brilho
teu servo, cujas dores tu tens ainda reparado
As tuas ovelhas, a tua efígie até que eu trair mim
Eu próprio de um templo de teu Espírito divino.
Por que prospera diabo então usurpar sobre mim?
Por que se queixa ele roubar, não viole a tua direita?
Exceto tu subiste ao teu próprio trabalho luta,
Ó! Vou em meu breve desespero, quando eu ver-me
Que tu amas caridade ainda bem, não deixarás opção minha,
E Satanás odeia a mim, ainda relutante em perder-me.

III
Ó! Talvez suspiros e lágrimas retornarem
No meu peito e nos olhos, que eu tenho gastado,
Que eu possa neste santo descontentamento
Choram com umas frutas, tenho chorado seria vão.
Na minha idolatria que nevoeiros de chuva
Meus olhos não inúteis? Que fez meu imo dor fender?
Que dores foram culpas, amaria agora de pesar;
'Causa eu não sofro, devo que sofrem a dor.
Vós hidrópico ébrio célebre noite ladrão
Que dá vontade libertina e coceiras de orgulho
Ter recordação do passado alegrias, de alívio
próximos males. A mim é permitir minha pobreza
facilidade; por longos, veemente dor ter sido
efeito e causar, a punição e o pecado.

IV
Ó minha alma negra, agora tu és convocada
Pela doença e da morte de Herald e campeão;
Tu como peregrino, que fizeste no estrangeiro
Traição e não ousava olhar volta a donde ele fugiu
Ou como um ladrão, que até a morte destino leu
É vontade de oferecer o próprio eu da prisão
Mas é maldita forte esta tua execução
É vontade de que ele ainda pode ser preso.
Mas graça, se não arrependeres, não poderás falta;
Mas quem é o que te dará graça para começar?
Si para com tua Santa Sé luto é negro,
E rubro com qualquer pejo, como tu com pecado;
Ou te lavar no sangue de Cristo, que tem esta pode,
Que ser rubro, tinta vermelha às almas em branco.

V
Estou um pouco mundo que se faz astutamente
Dos elementos e dum angélico do espírito
Mas negra culpa faz trair eterna noite
duas partes do meu mundo oh ambas devem morrer.
Você que para além de que o céu foi mais altivo
Ter achado novos bens, nova terra pode escrever,
Verta novos mares em meus olhos, a que eu possa
Afogar o meu mundo com meu pranto sinceramente,
Ou lavar se ele deve ser afogar eu não mais.
Mas oh que devem ser cremados; alas o fogo
Da luxúria e da inveja ter cremado o que dantes,
E tornou mais imunda; deixe suas flamas ir-se
E me arder Ó Senhor, com um zelo ardente
De ti e a tua casa, que acaso em comer curar.

VI
Esta é a minha peça última cena aqui céus nomear,
minha peregrinação de última milha; e a minha corrida,
ocioso, ainda depressa correr tendo este último ritmo,
meu espaço último, meu minuto de último ponto;
E glutões morte instantânea da inarticulada
De meu corpo minha alma, eu dormia no espaço;
Mas minha vez de acordar deve sondar esse rosto
De cujo temor já batidos minha cada junta.
Então minha alma céu, seu inicial banco, toma o voo
E terra nascida do corpo nela habitarão
cair meus pecados, todos podem ter seu direito,
A onde eles são criados, quer apetar, ir inferno,
Imputar-me justo, do purgatório do diabo,
Para assim deixar o mundo, da carne, ao diabo.

VII
Na ronda da terra imaginado cantos, soprar,
As trombetas, anjos, e levantar, surgir
Da morte, você inúmeras infinidades
Das almas e ao seu organismo disperso vão,
Todos os que o fizeram de inundação e fogo
Todos quais guerras, fome, idade, sezão, cetros
Desespero, lei, acaso, matou, e cujos olhos,
Vereis a Deus, e nunca o sabor da morte à dor.
Mas o sono, Senhor, me lamentar um espaço;
Se acima de todos estes, abundam meus pecados,
É tarde para pedir a abundância da tua graça,
Quando estamos lá. Aqui nesta humilde terra,
Ensinar-me ao arrependimento; por que é tão bom
Si o tivesses seria meu selo perdão teu sangue.

VIII
Se fiéis das almas tanto ser glorificado,
Como anjos, então o meu pai n´alma ao vê-lo,
E adiciona essa mesma à plena felicidade,
Que proezas eu da boca grande inferno outrora
Mas se as nossas mentes almas seriam descritas
Pelas circunstâncias, pelos sinais seriam
Aparente em nós não tão imediatamente
Como será minha mente alva vera ser julgada?
Veem idolátrico amantes choram e lamentam,
E degrau blasfema ilusionista a chamada
Em nome do, Jesus é uma hipocrisia
Dissimuladores fingem devoção. Então voltam,
Reflexivas almas Deus, porque sabem que é grande
Nessa tua dor, para ele, está no meu peito.

IX
Se minerais venenosos e se aquela árvore,
Cujos frutos lançou morte na outra (imortal) nós,
Se lascivos caprinos, se serpentes inveja
Não podem ser malditas alas! Por que deveria ser?
Por que razão a intenção ou a razão, nascida em mim,
Fazer pecados, outro igual, em mim mais odiosos?
E misericórdia sendo fácil, e gloriosa
A Deus na sua ira severa por ele se ameaça
Mas quem sou eu, se atreve a disputa contigo?
Ó Deus, ó! Da tua apenas digno de sangue,
meus prantos, fazer celeste Lethés cheias
E afogar em ti o meu culpa negra da memória.
Que. Tu lembrasses-lhes, alguns afirmam em dívida;
Penso a misericórdia se queres esquecer.

TRAD.ERIC PONTY

Nenhum comentário: